21 de novembro de 2007

Wii Fit


O Nintendo DS inaugurou uma linha de aplicativos educacionais e de treinamento. Há "jogos" para treinar de tudo: a mente, o inglês, os olhos, os músculos da face, a pele e muito mais. O Wii também tem alguns títulos assim, mas "Wii Fit" leva o conceito a um outro nível.
A principal novidade é um periférico que parece uma daquelas balanças que ficam no banheiro. O aparelho, chamado de Wii Balance Board, traz sensores que medem o peso e também o centro de gravidade, ou seja, é capaz de detectar para que lado pende o peso. Usando esse sistema, o aplicativo traz uma série de atividades.
Antes de tudo é preciso entrar com dados como altura e idade. Depois, o aparelho calcula o IMC (índice de massa corporal). Essa informação fica guardada no Wii e ao se pesar todos os dias, o usuário tem uma evolução de seu índice. Dependendo de sua condição física, o formato do Mii é alterado, ficando mais ou menos gordo ou mudando a postura. Assim como a série "Brain Training", o game calcula sua idade real baseada no peso, o que pode ser diferente da idade cronológica.
Há uma série de exercícios que podem ser feitos com a balança. Tem flexão de braços e bambolê, por exemplo. No stepping, você deve subir e descer do aparelho, no ritmo da música, lembrando um pouco o esquema de "Dance Dance Revolution".
No salto de esqui, você faz os movimentos como o da modalidade esportiva de verdade, envergando o corpo na maior parte do tempo e pulando na hora certa. A cabeçada ao gol, como mostrado na conferência da Nintendo, é feita inclinando o corpo para os lados, tentando acertar a bola, mas desviando das chuteiras.
Há também um minigame que lembra "Marble Madness", em que você conduz uma esfera ao inclinar o cenário. Obviamente, isso é feito deslocando seu peso na Wii Balance Board. No total, são mais de 40 minigames.

Nenhum comentário: